top of page
Jorge Amado.jpg

Jorge Amado

Jorge Amado de Farias (1912-2001) nasceu em 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, em Ferradas, município de Itabuna, Bahia. Seus pais, João Amado de Faria e Eulália Leal Amado eram fazendeiros de cacau. 

Foi um escritor brasileiro, um dos maiores representantes da ficção regionalista que marcou o Segundo Tempo Modernista. 

A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.

O escritor teve vários de seus trabalhos adaptados para a televisão e o cinema, entre eles: "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "Gabriela Cravo e Canela".

Gabriela, cravo e canela foi o primeiro livro escrito por Jorge Amado. Desde o seu lançamento, em 1958, Gabriela alcançou notoriedade, ganhou inúmeras traduções mundo afora e teve seu enredo adaptado para novelas, minissérie e filme, que sempre repetiram o sucesso do romance.

É um dos romances mais célebres de Jorge Amado e representa um momento de mudança na produção literária do autor. Ganhou inúmeras traduções mundo afora e teve seu enredo adaptado para novelas, minissérie e filme, que sempre repetiram o sucesso do romance.

Trata-se de uma história de amor entre Gabriela, a morena feita de cravo e canela, que conquista o amor do árabe Nacib e desafia os costumes de sua época. 

O romance é ambientado na Ilhéus dos anos 1920, em dos mais antigos estabelecimentos comercias, o Bar Vesúvio está na Praça Dom Eduardo desde 1919, quando foi fundado por dois imigrantes italianos. 

Gabriela, cravo e canela foi o primeiro livro escrito por Jorge Amado. Desde o seu lançamento, em 1958, Gabriela alcançou notoriedade, ganhou inúmeras traduções mundo afora e teve seu enredo adaptado para novelas, minissérie e filme, que sempre repetiram o sucesso do romance.

​O local ficou bastante conhecido através da obra do escritor Jorge Amado. O autor descrevia o bar Vesúvio como o "mais antigo da cidade. Ocupava o andar térreo de um sobrado de esquina numa pequena e linda praça em frente ao mar, onde se erguia a Igreja de São Sebastião.

A estátua de Jorge Amado, sentado em um banco em frente ao restaurante Vesúvio, acompanhada da frase “Baiano é um estado de espírito” nos causa muito orgulho! 

Por isso, nos sentimos quase personagens das estórias e histórias de Ilhéus, que são recontadas nas paredes e objetos que decoram cada canto do Bar Vesúvio!


Em setembro de 2017 o Grupo Vesúvio reformulou o histórico BAR VESÙVIO, um dos estabelecimentos comerciais mais antigos e tradicionais da cidade. Prédio tombado pela prefeitura municipal de Ilhéus como patrimônio histórico. Interior clássico, aconchegante e inspirador, imortalizado no universo literário.
​ 

Venha provar e se encantar com o sabor da nossa gente! Estamos prontos para receber você!

Jorge Amado faleceu no dia 6 de agosto. Seu velório foi realizado no Palácio da Aclamação em Salvador. Foi cremado e suas cinzas foram colocadas ao pé de uma mangueira, em sua casa na Bahia.

Durante a sua vida, Jorge Amado escreveu 42 livros, alguns deles adaptados para novelas de televisão e para o cinema.

Obras de Jorge Amado

​​

O País do Carnaval, 1931

Cacau, 1933

Suor, 1934

Jubiabá, 1935

Mar Morto, 1936

Capitães de Areia, 1937

A Estrela do Mar, poesia, 1938

Terras do Sem-Fim, 1943

O Amor do Soldado, 1944

São Jorge dos Ilhéus, 1944

Bahia de Todos os Santos, 1944

Seara Vermelha, 1945

O Mundo da Paz, 1951

Os Subterrâneos da Liberdade, 1954

Gabriela Cravo e Canela, 1958

Os Velhos Marinheiros, 1961

Os Pastores da Noite, 1964

Dona Flor e Seus Dois Maridos, 1966

Tenda dos Milagres, 1969

Teresa Batista Cansada de Guerra, 1972

Tieta do Agreste, 1977

Farda Fardão Camisola de Dormir, 1979

O Menino Grapiúna, 1981

Tocaia Grande, 1984

O Sumiço da Santa: Uma História de Feitiçaria, 1988

Navegação de Cabotagem, 1992

A Descoberta da América pelos Turcos, 1994

O Milagre dos Pássaros, 1997

https://www.jorgeamado.org.br/sobre/

https://www.academia.org.br/academicos/jorge-amado/biografia

https://educacao.uol.com.br/
 

bottom of page