SOBRE O CABARÉ
Seja bem-vindo ao cabaré mais famoso da Bahia!
Desde os anos de ouro do cacau, frequentado por coronéis, damas da noite e boêmios, o Bataclan sempre se dedicou a trazer diversão e alegria. O Cabaré das histórias e estórias de Jorge Amado, conhecido por todos os cantos do Brasil como Cabaré de Maria Machadão e das novelas que alimentaram o imaginário das pessoas, está de volta! Reformado, hoje temos casos, estórias, histórias, shows, festas, boa culinária e bebida para alegrar a passagem de nossos visitantes.
Divirta-se!
Prêmio
Travellers’ Choice
Muita felicidade invadindo o salão do Bataclan! Nós recebemos o exclusivo prêmio do Travellers’ Choice, concedido pelo Trip Advisor ®️
Os vencedores do Travellers’ Choice são determinados com base na qualidade e na quantidade de avaliações e pontuações dos viajantes publicadas no Tripadvisor.
Só gratidão pelas avaliações que recebemos, gente! Sem vocês, nenhum de nossos sonhos poderiam se realizar.
Obrigado pelo reconhecimento! É graças a vocês que o esforço em entregar uma experiência gastronômica de excelência está sendo conquistado com muito sucesso!
Personagens Que Marcaram História
Para saber do nosso futuro, temos que olhar para o passado.
MARIA
MACHADÃO
Antônia Machado, a Maria Machadão, teria sido, nos efervescentes anos 1920, a cafetina-mor do cabaré Bataclan, local que realmente existe em Ilhéus.
A filha de Jorge Amado, Paloma, contou que havia tolerância com os bordéis na época. “Contam que uma vez o Jorge Amado, que tinha menos de 15 anos, e mais alguns amigos juntaram grana para pedir os serviços das moças. Maria Machadão soltou: “Chispa daqui! O que Dona Eulália (mãe do escritor) vai pensar de mim?"
Hoje, reformulado, o Bataclan é sinônimo de entretenimento para todo povo de Ilhéus e os amados turistas que visitam a cidade o ano inteiro.
ESCRITOR
JORGE AMADO
Jorge Amado nasceu a 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, no distrito de Ferradas, município de Itabuna, sul do Estado da Bahia. Filho do fazendeiro de cacau João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado. Com um ano de idade, foi para Ilhéus, onde passou a infância. Fez os estudos secundários no Colégio Antônio Vieira e no Ginásio Ipiranga, em Salvador. Neste período, começou a trabalhar em jornais e a participar da vida literária, sendo um dos fundadores da Academia dos Rebeldes.
A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de audiolivro.
Ele é responsável por todo o imaginário envolto do Bataclan e dos personagens que envolvem a cidade de Ilhéus no romance Gabriela, Cravo e Canela (1958).
O GRUPO TEATRO
CIRCO MAKTUB
O GRUPO TEATRO/CIRCO MAKTUB foi criado inicialmente para desenvolver performances curtas de teatro e dança para eventos em 2002. O grupo adaptou sua proposta para a criação de peças teatrais e projetos culturais. As primeiras produções do grupo foram com temas sugeridos por contratantes, pesquisados e roteirizados pelo diretor Fábio Nascimento que o idealizou. O nome do grupo foi sugerido nas primeiras performances de dança do ventre e Maktub quer dizer “está escrito” em árabe.
O ator tem participado em sua trajetória de produções televisivas e cinematográficas tais como: Composição dos Trovadores do Cacau para a minissérie Gabriela da Rede Globo (2012).